Parágrafo sobre discussões IA em aula
O texto "Animação Cultural" de Vilém Flusser, trabalhado em sala de aula, expõe a objetificação do ser humano com o avanço das tecnologias. Tal cenário também é relatado no documentário "Dilema das redes", onde fica explícito o fato de que milhões de pessoas estão dependentes de dispositivos eletrônicos e como o funcionamento dessas redes começaram a desequilibrar as relações da sociedade. A dependência humana por aparelhos tecnológicos vêm invertendo a relação humano-objeto, e, agora, os aparelhos que passam a possuir o comando das pessoas. Isso se dá pois os algoritmos ali presentes colhem informações pessoais da sociedade, e passam a controlar o gosto, opiniões e até mesmo o seu modo de vida. As notícias e dados que são apresentadas para as pessoas em seus dispositivos são escolhidas pelos algoritmos de acordo com as informações que eles já têm sobre elas, e, muitas das vezes, são repassadas notícias de fontes duvidosas que podem falsas. Deste mesmo modo, as inteligências artificiais, também muito presentes nos dias atuais, podem gerar desinformação ao passarem informações errôneas, e que em muitos casos, fortalecem estereótipos e preconceitos na sociedade. Isso porque as inteligências artificiais pegam informações de bancos de dados que podem ser abastecidos com elementos preconceituosos. Além disso, um fato que intensifica esse problema é a falta de capacidade das inteligências artificiais em apresentar moralidade diante das situações. Nesse sentido, o texto “A falsa promessa do chatGPT” expõe uma conversa com a IA ChatGPT, comprovando que as inteligências artificiais são incapazes de diferenciar o certo e o errado por conta própria, pois trabalham com probabilidades e estatísticas, não possuindo criatividade.
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